Sage Leaves for Health, quais são os benefícios?

Na Indonésia, talvez as folhas de salva não sejam tão populares quanto as folhas de Moringa ou de louro. Na verdade, as folhas de salva têm muitos benefícios à saúde que não são menos importantes do que essas folhas. Além do mais, os benefícios das folhas de louro "cobrem" quase todos os aspectos do corpo.

Conteúdo nutricional das folhas de sálvia

As folhas de salva possuem uma variedade de nutrientes de que o corpo necessita. Uma colher de sopa (0,7 gramas) de folhas de sálvia contém:
  • Calorias: 2
  • Proteína: 0,1 grama
  • Carboidratos: 0,4 gramas
  • Gordura: 0,1 grama
  • Vitamina K: 10% da ingestão diária recomendada (RAH)
  • Ferro: 1,1% de RAH
  • Vitamina B6: 1,1% de RAH
  • Cálcio: 1% de RAH
  • Manganês: 1% de RAH
Quando visto a partir do conteúdo nutricional, não é surpreendente que muitos queiram experimentar os vários benefícios desta folha de salva.

Benefícios das folhas de sálvia para a saúde

Folhas de salva ainda são uma "família" com orégano, Alecrim, manjericão, até Tomilho. O cheiro das folhas de sálvia é muito forte. É por isso que muitas pessoas o utilizam como condimento. No mercado, as folhas de sálvia estão disponíveis na forma de frescas (recém colhidas), secas, até a extração do óleo. A seguir estão os benefícios das folhas de salva para a saúde que atingem quase todas as partes do corpo.

1. Equipado com antioxidantes

As folhas de salva são uma das folhas de ervas que contêm mais antioxidantes. Imagine só, as folhas de salva têm 160 polifenóis (antioxidantes) diferentes. Além disso, as folhas de salva também contêm compostos de ácido clorogênico, ácido caféico, ácido rosmarínico, ácido elágico e rutina. Todos esses compostos têm o potencial de prevenir o câncer e melhorar a função cerebral. Um estudo realizado pedindo aos entrevistados que bebam 1 xícara (240 ml) de chá de sálvia 2 vezes ao dia pode aumentar as defesas antioxidantes. Além disso, o colesterol total e o colesterol ruim (LDL) também diminuíram. Enquanto isso, aumenta o colesterol bom (HDL) no corpo.

2. Boca saudável

Folhas de sálvia As folhas de sálvia têm a capacidade de matar bactérias que podem prevenir a placa dentária. Em um estudo, o anti-séptico bucal contendo folhas de salva demonstrou ser capaz de matar a bactéria Streptococcus mutans que causa cáries. Outra pesquisa afirma que as folhas de salva podem tratar infecções de garganta, abscessos nos dentes, infecções nas gengivas e aftas. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar isso.

3. Alivia os sintomas da menopausa

Quando a menopausa chega, o corpo da mulher experimenta uma diminuição no hormônio estrogênio. Vários tipos de sintomas aparecerão, como secura vaginal e suor excessivo. Acredita-se que as folhas de salva tenham compostos semelhantes ao estrogênio, portanto, têm o potencial de aliviar alguns dos sintomas incômodos da menopausa.

4. Reduzindo os níveis de açúcar no sangue

Tradicionalmente, as folhas de salva são frequentemente utilizadas para tratar a diabetes. Vários estudos em humanos e animais de teste também comprovam a capacidade das folhas de sálvia em reduzir os níveis de açúcar no sangue. Por meio de pesquisas em animais de teste, a folha de sálvia mostrou reduzir os níveis de açúcar no sangue em ratos com diabetes tipo 1. Em humanos, o extrato de folha de sálvia pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina. Na verdade, acredita-se que as folhas de salva funcionem como a rosiglitazona (remédio para diabetes). Mesmo assim, mais pesquisas ainda são necessárias para provar a capacidade das folhas de sálvia como medicamento para diabetes.

5. Previna a inflamação

Vários compostos das folhas de salva têm efeitos antiinflamatórios. Um estudo comprovou a capacidade das folhas de salva de tratar a inflamação nos fibroblastos gengivais (tipos de células presentes no tecido conjuntivo da gengiva).

6. Melhorar a memória e a saúde do cérebro

Um estudo do NCBI mostrou que as folhas de salva têm um impacto positivo nas habilidades cognitivas e protegem o cérebro de distúrbios neurológicos. Outros estudos também explicam que as folhas de salva podem melhorar as habilidades de memória em adolescentes. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias, porque os benefícios da sálvia acima só podem ser comprovados por duas espécies de folhas de sálvia; Salvia officinalis e S. lavandulaefolia.

7. Reduz o colesterol ruim (LDL)

Folhas de sálvia As folhas de sálvia também reduzem os níveis de colesterol ruim ou LDL. Um estudo explica que consumir 2 xícaras de chá de sálvia por dia pode reduzir o colesterol total e o colesterol ruim (LDL) em 2 semanas. Enquanto isso, o nível de colesterol bom (HDL) também aumentará!

8. Previna o câncer

Um estudo envolvendo humanos ainda é necessário para provar os benefícios desta folha de sálvia. No entanto, os resultados dos estudos em animais são muito promissores. A pesquisa prova que as folhas de salva podem prevenir vários tipos de câncer, que vão desde o câncer de cólon, fígado, mama, rim e pele. Nessa pesquisa, as folhas de salva não só inibem o crescimento das células cancerosas, mas também as matam.

9. Ossos saudáveis

Contém vitamina K e cálcio são fortes razões para usar folhas de sálvia em ossos saudáveis. Uma colher (0,7 gramas) de folhas de salva contém 10% de RAH de vitamina K e 1% de RAH de cálcio.

10. Previna a diarreia

As folhas de sálvia colhidas diretamente da planta são consideradas medicamentos tradicionais para o alívio da diarreia. Isso ocorre porque as folhas de salva contêm vários componentes que acalmam o intestino.

O risco de efeitos colaterais das folhas de salva

O consumo de folhas de sálvia pode causar efeitos colaterais. Por isso, primeiro você deve consultar seu médico, para obter recomendações sobre como consumir e doses seguras de folhas de salva. Em um estudo, um componente chamado tujona nas folhas de sálvia pode causar envenenamento no cérebro se consumido em demasia. No entanto, este estudo só foi comprovado em animais de teste. Aconselha-se também a não consumir chá de folha de sálvia em grandes quantidades, pois pode causar efeitos colaterais. Por segurança, não beba mais do que 6 xícaras de chá de sálvia por dia.

Como armazenar e processar folhas de sálvia

Se possível, escolha folhas de sálvia frescas em vez de folhas de sálvia secas. Isso ocorre porque o sabor é superior. As folhas frescas de sálvia apresentam uma cor verde acinzentada. As folhas de sálvia categorizadas como frescas não devem apresentar manchas pretas ou amarelas. Para armazenar folhas frescas de sálvia, embrulhe-as com cuidado em uma toalha de papel úmida e coloque-as em um saco plástico bem fechado. Guarde na geladeira para mantê-lo fresco nos próximos dias. A sálvia seca deve ser armazenada em um recipiente de vidro bem fechado e em um local fresco, escuro e seco, onde permanecerá fresca por cerca de seis meses. Aqui estão algumas recomendações sobre como processar folhas de sálvia com o seu cozimento:
  • Misture nozes marinha que foi cozinhada com azeite, sálvia e alho e servida com bruscheta.
  • Use folhas de sálvia como condimento para o molho de tomate.
  • Use folhas de sálvia frescas para omeletes e fritadas.
  • Polvilhe as folhas de sálvia sobre as fatias de pizza.
  • Misture a sálvia, o pimentão, o pepino e a cebola doce com iogurte natural para obter uma salada mais fresca.
  • Ao grelhar frango ou peixe em papel manteiga, coloque um pouco de sálvia fresca para que a comida absorva os sabores desta ótima receita.

Notas de SehatQ:

Nunca consuma folhas de sálvia sem antes consultar seu médico. Sem a dosagem certa, as folhas de salva podem causar efeitos colaterais prejudiciais à saúde. [[artigos relacionados]] Embora seja conhecido como um medicamento fitoterápico eficaz no tratamento de várias doenças, não use folhas de salva como tratamento principal. A ajuda e o tratamento médico são certamente necessários para obter os melhores resultados do tratamento.