Dieta do arroz integral, realmente mais saudável do que o arroz branco?

Entre os muitos tipos de arroz, a dieta do arroz integral é a mais popular depois da dieta do arroz branco. O arroz integral tem maior teor de proteínas e fibras do que o arroz branco. No entanto, sua superioridade é o conteúdo de antioxidantes nele. Ou seja, a dieta do arroz integral tem uma miríade de potencial para neutralizar os radicais livres devido ao alto teor de flavonóides nela. Como um bônus, a dieta de arroz integral também é considerada eficaz para manter e perder peso. [[Artigo relacionado]]

Benefícios da dieta de arroz integral

A dieta do arroz integral traz muitos benefícios à saúde, principalmente por causa de seu alto conteúdo nutricional. Alguns dos benefícios do arroz integral incluem:
  • Rico em fibra

Em contraste com o arroz branco, o arroz integral contém muito alto teor de fibras. Na verdade, a fibra nele já atende a 10% das necessidades diárias de fibra dos humanos. Alimentos ricos em fibras podem prevenir problemas digestivos. Além disso, para quem está em dieta de arroz integral, o alto teor de fibras faz com que a sensação de saciedade dure mais para manter o peso.
  • Rico em nutrientes essenciais

Além de fibra, o arroz integral também é fonte de zinco, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas B, manganês, selênio, proteína e potássio. Na verdade, o teor de ferro e zinco no arroz integral é maior do que em outras variedades de arroz. Não menos importante, esse alto teor de ferro ajuda a otimizar os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio por todo o corpo. O teor de manganês também ajuda na coagulação do sangue e é bom para o metabolismo do corpo. Como se isso não bastasse, as pessoas que estão fazendo uma dieta de arroz integral também receberão uma ingestão adequada de cálcio e magnésio. É bom para o crescimento ósseo, por isso é mais forte e saudável.
  • Antioxidante

A cor vermelha do arroz integral indica os altos níveis de antioxidantes ou compostos flavonóides, chamados antocianinas. Essas substâncias ajudam a afastar o excesso de radicais livres e a prevenir que uma pessoa desenvolva câncer ou tumores. Graças a esse teor de antocianinas, o arroz integral tem 10% a mais de teor de antioxidantes. O mesmo composto é encontrado em frutas de cor escura, como frutas vermelhas bagas.
  • Reduz o colesterol

De acordo com especialistas, a dieta do arroz integral também é boa para reduzir o colesterol ruim (LDL) no corpo. O conteúdo das antocianinas acaba atuando não apenas como antioxidante, mas também antiinflamatório e prevenindo doenças cardíacas. Além disso, a dieta do arroz integral também pode reduzir o risco de obesidade de uma pessoa.
  • Bom para diabéticos

Pessoas que sofrem de diabetes são fortemente aconselhadas a consumir arroz integral porque o conteúdo do índice glicêmico é de apenas 55, enquanto a média das outras variedades de arroz tem um índice glicêmico de 70. Os diabéticos ainda podem escolher alternativas mais seguras ao arroz branco, como o arroz integral. Não se esqueça de ajustar a porção de acordo com suas necessidades e não exagere.

Limite o consumo de arroz integral em um dia

Se você quer perder peso, é recomendado que você consuma 158 gramas de arroz integral por dia.Quando a dieta de arroz integral, é claro, há um limite para a quantidade de ingestão que seu corpo necessita todos os dias. Para o tamanho das porções, todos têm limites diferentes. Há quem consuma pequenas porções com mais frequência, ou normalmente 3 vezes ao dia. Para quem quer perder peso, é recomendável consumir 158 gramas de arroz integral ou o equivalente a uma xícara. O arroz integral contém mais fibras e nos faz sentir saciados mais rápido. Em um estudo, 40 mulheres com sobrepeso consumiram 150 gramas de arroz integral, o equivalente a 2/3 xícara por dia durante seis semanas. Como resultado, eles experimentaram uma redução significativa no peso corporal e na circunferência da cintura em comparação com as mulheres que comeram arroz branco. Garantir que o corpo receba uma ingestão equilibrada, tornando a dieta do arroz integral o principal carboidrato, é o passo certo para manter o peso. Além disso, o corpo também pode se tornar mais saudável e protegido do risco de certas doenças.

Dicas para perder peso com arroz integral

Mudar o hábito de consumir arroz branco com arroz integral ajuda a perder peso. Não deve ser arbitrário, os programas de perda de peso também devem ser acompanhados por uma dieta saudável e com baixo teor de gordura. A seguir está um guia para fazer dieta com arroz integral:

1. Café da Manhã

Se estiver de dieta, é importante seguir o café da manhã. O café da manhã serve para fornecer energia para as atividades diárias. Uma dieta com arroz integral significa que você inclui o arroz integral em cada uma de suas dietas. O menu de café da manhã recomendado na dieta de arroz integral é de 5 colheres de arroz integral + vegetais verdes cozidos no vapor, como brócolis + 1 copo de suco de frutas.

2. Almoço

Durante o almoço, você pode comer mais comida do que o café da manhã. A porção de arroz integral que você pode consumir no almoço é igual a uma colher de arroz. Enquanto a escolha de acompanhamentos que são bons e não engordam o corpo estão os ovos que são ricos em proteínas, peito de frango e peixe. Lembre-se de escolher o tipo de alimento que se processa não frito, mas fervido ou cozido no vapor, porque é mais saudável e com baixo teor de gordura. Sempre complete seu cardápio de almoço com frutas e vegetais verdes.

3. Jantar

À noite, é aconselhável não comer muitos alimentos ricos em carboidratos. Você só precisa comer meia porção de arroz integral mais uma escolha de acompanhamentos, como salmão grelhado, sopa de vegetais de espinafre e vegetais refogados e tofu.