O genoma é um conjunto completo de DNA de seres vivos, saiba mais

Você já se perguntou por que uma pessoa pode se parecer com o pai ou a mãe? Por que existem gêmeos idênticos ou não idênticos? A resposta a esse mistério pode ser respondida depois que você compreender o que são o genoma, o DNA e os genes. [[Artigo relacionado]]

O que é genoma?

O genoma é um conjunto completo de DNA de um organismo, os genes estão incluídos nele. O genoma contém todas as informações necessárias para formar e realizar as funções de um organismo. O tamanho do genoma é a quantidade total de DNA contido em uma cópia completa do genoma. O genoma humano é chamado de genoma do Homo sapiens, que consiste em 23 cromossomos emparelhados com mais de 3 bilhões de pares de bases de DNA (pares de bases). No corpo humano, existem pelo menos 3 milhões de pares de DNA, e todos eles estão localizados no núcleo de cada célula.

O que é DNA?

Ácido desoxirribonucleico ou DNA é o material biológico presente em todas as células do nosso corpo. O DNA é hereditário e é o código genético que o torna diferente de outros humanos. O DNA tem a forma de um par de duas longas fitas torcidas. Esta fita é chamada dupla hélice. Cada banda é um arranjo de unidades denominadas bases. Existem quatro tipos de bases, a saber: adenina (UMA), citosina (C), guanina (G), e timina (T). Adenina vínculo com timina, temporário guanina vínculo com citosina. Essas ligações formam uma estrutura em forma de escada entre as fitas de DNA. O arranjo dessas unidades mais tarde se tornará o código genético, ou seja, as instruções para todas as funções corporais dos seres vivos, incluindo os humanos.

O que é um gene?

Os genes são coleções de DNA. O tamanho de um gene humano varia, dependendo da quantidade de DNA que ele contém. Variando de centenas a milhões de DNA. Estima-se que cada ser humano tenha de 20.000 a 25.000 genes. Esses genes então se combinam em cromossomos. Cerca de um por cento dos genes servem como instruções sobre quais proteínas devem ser produzidas no corpo. Enquanto outros desempenham um papel importante na regulação da atividade celular. No corpo humano, existem duas cópias de cada gene. Uma cópia do pai e uma cópia da mãe. A maioria dos genes compartilhados por todos os humanos são iguais. Mas há cerca de menos de 1 por cento dos genes que diferem de uma pessoa para outra. Essa diferença faz com que a aparência física não seja a mesma em cada pessoa.

Visão geral da função dos genes no corpo humano

Pode ser difícil imaginar e compreender o que são um genoma, genes ou DNA. O exemplo a seguir pode ajudá-lo: Há uma criança chamada Sarah. Seu corpo é composto por milhões de células. Dentro de cada núcleo celular, existem cromossomos. Os cromossomos são longas fitas condensadas de DNA. Sarah tem um par de cromossomos, um do pai e outro da mãe. Os cromossomos do pai contêm o gene do cabelo encaracolado. O mesmo acontece com os cromossomos da mãe. O código genético dá instruções para o corpo de Sarah formar proteínas para fazer o cabelo crespo. É por isso que Sarah tem cabelo encaracolado. Além do gene para cabelo encaracolado, o pai de Sarah tem dois genes para cabelo preto, enquanto sua mãe tem um gene para cabelo preto e um gene para cabelo castanho. Sarah então obteve um gene de cabelo preto de seu pai e um gene de cabelo preto de sua mãe. É por isso que Sarah tem cabelo preto. É uma história diferente com Irwan, o irmão mais novo de Sarah. Irwan obteve um gene de cabelo preto de seu pai e um gene de cabelo castanho de sua mãe. Com isso, Irwan passa a ter cabelo castanho-escuro, diferente de Sarah, que tem cabelo preto. As diferenças na combinação de genes herdados podem fazer com que cada ser humano tenha uma aparência diferente, mesmo que sejam irmãos. Mas, de modo geral, os órgãos de todos os humanos permanecem os mesmos. Sarah e Irwan têm características que os tornam humanos e diferentes de outras coisas vivas.

E quanto a doenças genéticas?

Além das funções corporais normais, o trabalho genético incorreto ou alterado pode causar certas doenças. Os problemas de saúde podem resultar de genes alterados (mutações), da presença de genes extras ou da perda de certos genes. Alguns exemplos de doenças genéticas comuns incluem síndrome de Down, anemia falciforme, fibrose cística, fenilcetonúria e muito mais. [[artigo relacionado]] Dado que o corpo humano possui de 25 a 35 mil genes. A possibilidade de anormalidades genéticas pode ocorrer. Quando essa condição ocorre, geralmente você precisa de aconselhamento com um especialista em genética. O médico explicará quais são o genoma, os genes e o DNA que podem ser a causa do distúrbio genético que ocorre. O mesmo ocorre com os tipos de genes que têm potencial para ativá-lo.