12 causas de pés quentes e doloridos

Você costuma sentir os pés quentes, especialmente à noite? Em caso afirmativo, não tome isso de ânimo leve, pois pode ser um sinal de um problema de saúde em seu corpo, especialmente se for acompanhado por sensações como alfinetes e agulhas (parestesia), formigamento ou até mesmo ambos. Os pés quentes podem ocorrer em uma escala de leve a grave. As causas dos pés quentes também são muito diversas, variando desde o tipo de trabalho que você faz até a escolha de sapatos ou meias feitas de material sintético para fazer seus pés ficarem quentes durante ou após as atividades. A fadiga também pode fazer seus pés ficarem quentes. O mesmo se aplica a uma variedade de problemas de saúde, desde pulgas d'água a danos nos nervos e diabetes.

Várias causas de pés quentes

Muitas coisas podem causar pés quentes. Alguns deles são:
  • Nefropatia diabética

A nefropatia diabética ocorre quando o nível de açúcar no sangue não é controlado durante anos, causando danos aos vasos sanguíneos e nervos. A causa do calor nos pés é mais provável de acontecer em pessoas que são obesas, têm pressão alta e costumam fumar ou beber álcool. Quando a nefropatia diabética causa sensação de queimação na planta dos pés, é conhecida como neuropatia periférica. Além dos pés quentes, outros sintomas que você pode sentir ao sofrer de neuropatia periférica são dormência nas mãos ou nos pés, dores como alfinetes e agulhas, fraqueza muscular nas pernas e suor excessivo.
  • Nefropatia alcoólica

Beber muito álcool pode fazer com que você desenvolva outro tipo de nefropatia, a saber, nefropatia alcoólica. Além de pés quentes, os sintomas de nefropatia neste são rigidez muscular, movimentos intestinais prejudicados, tontura e gagueira na capacidade de falar. Reduzir o consumo de álcool pode, de fato, reduzir os sintomas de nefropatia. No entanto, o dano ao nervo que ocorre é irreversível.
  • Certas deficiências nutricionais

Para que o sistema nervoso funcione perfeitamente para sempre, o corpo deve obter nutrientes suficientes, como folato, vitamina B6 e vitamina B12. Fatores de estilo de vida também podem tornar difícil para o corpo absorver esses nutrientes, como consumo frequente de álcool, dieta confusa, idade e gravidez.
  • Gravidez e menopausa

As mulheres grávidas são mais suscetíveis a sentir os pés quentes devido às mudanças hormonais que resultam em um aumento da temperatura corporal. Além disso, as mulheres grávidas também têm maior probabilidade de apresentar ganho de peso significativo, e o aumento na quantidade total de líquido no corpo contribui para causar uma sensação de queimação nos pés. As alterações hormonais também ocorrem quando você entra na menopausa. Quando você está na menopausa, sua temperatura corporal também aumenta, por isso não é incomum sentir calor nos pés. [[Artigo relacionado]]
  • infecção fúngica

As infecções fúngicas, como as pulgas d'água, não só causam coceira nos pés, mas também uma sensação de queimação.
  • Exposição a metais pesados

A exposição excessiva a metais pesados, como chumbo ou mercúrio, pode fazer seus pés ficarem quentes. Se essa condição persistir, não é impossível que o corpo seja envenenado por metais pesados ​​de modo que o sistema nervoso seja completamente danificado.
  • Quimioterapia

Este tratamento pode destruir células cancerosas rapidamente. Mas o efeito colateral é a sensação de calor e formigamento nas palmas das mãos ou solas dos pés.
  • Doença renal crônica

Essa doença causa danos aos rins e não consegue mais se livrar das toxinas do corpo por meio da urina. Se essa condição persistir, o corpo pode ser envenenado e causar neuropatia ou danos ao sistema nervoso.
  • Hipotireoidismo

O hipotireoidismo ou uma condição em que o corpo apresenta apenas níveis baixos do hormônio tireoidiano pode causar calor, dormência e formigamento nas solas dos pés. Muito pouco hormônio da tireoide no corpo pode causar danos ao sistema nervoso.
  • HIV / AIDS

Os pés quentes também podem ocorrer em pessoas com HIV em estágio terminal que já sofreram danos nos nervos. Isso também é exacerbado pelo conteúdo de certos medicamentos para o HIV, que têm efeitos colaterais de danificar o sistema nervoso.
  • A síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré é uma síndrome rara que afeta apenas 1 em 100.000 pessoas. Quando você é afetado por essa síndrome, não apenas as solas dos pés ficam quentes, mas também os braços e todo o corpo.
  • Vasculite

A vasculite é uma condição médica caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos. Não me interpretem mal, a vasculite também pode causar uma sensação de calor nos pés e de formigamento. Tenha cuidado, se não for tratada, a vasculite pode causar danos aos tecidos. Além das 12 doenças acima, outras condições de saúde que geralmente são caracterizadas por pés quentes são: polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (CIPD), eritromelalgia e sarcóide. Além disso, caminhar com muita frequência sob o sol quente também pode causar sensação de queimação nas solas dos pés. Saber a causa da sensação de calor na planta do pé é muito importante, pois também determina as etapas do tratamento que você deve realizar. Se você não tiver certeza sobre a causa, consulte o médico que o trata.