O medo excessivo está sempre associado a uma fobia. No entanto, em algum momento, você pode perceber que também está experimentando um medo exagerado de certos pensamentos passando por sua mente. Lidar com ansiedade ou medo excessivos não é apenas necessário para pessoas com transtornos de ansiedade, mas você também pode colher os benefícios de lidar com os sentimentos de ansiedade e medo experimentados. Confira algumas maneiras de se livrar do medo que você sente neste artigo.
10 maneiras de superar o medo excessivo
O medo excessivo às vezes pode surgir quando você está em pânico e sob estresse. No entanto, não deixe o medo excessivo dominá-lo, aplique as etapas abaixo para superar o medo excessivo:
1. Acalme-se
O primeiro passo para superar o medo excessivo é fazer uma pequena pausa. Acalme sua mente, porque com um estado de medo, você achará difícil pensar. Não lute contra o seu medo, mas tente superá-lo respirando lenta e profundamente. Você pode colocar as mãos na barriga ou no peito.
2. Identificação, aceitação e avaliação
O próximo passo para superar o medo excessivo é identificar o que o assusta. Saber do que você tem medo pode ajudar a substituir os pensamentos que tornam o medo excessivo. Saiba quais são os seus pensamentos e esteja atento quando eles surgem e causam medo excessivo. Você também precisa aceitar e não bloquear os pensamentos que surgem, ao mesmo tempo que percebe que nem tudo o que você pensa é verdade. Depois, tente avaliar os pensamentos que surgem e pergunte ou desafie os pensamentos que surgem para ajudar a endireitar os pensamentos excessivos que você está tendo.
3. Mudança de mentalidade
Certos pensamentos podem causar medo excessivo que é desencadeado por uma sensação de perda de controle da vida que está sendo vivida. Frases que usam as palavras 'deve' ou 'não pode' seriam melhor substituídas pelas palavras 'escolher' e 'não escolher'. Mudar a escolha de palavras em seus pensamentos pode lembrá-lo de que você tem escolhas e está no controle de sua vida. Por exemplo, você pode substituir a frase "Não posso ir ao aniversário do meu amigo porque tenho que ir trabalhar" pela frase "Decidi não ir ao aniversário do meu amigo e decidi ir trabalhar". Além disso, a palavra 'deveria' pode ser estressante porque parece que você tem que fazer as coisas de uma certa maneira. Sempre questione a frase 'deveria' que surge porque seria melhor se você fizesse algo por desejo, não por necessidade.
4. Não se esquive
Não evite o que o assusta demais e lide com o que o faz temer demais. Experimentar em primeira mão o que você tem medo pode ajudá-lo a responder e se adaptar e encontrar maneiras de lidar com a situação que está fazendo com que o medo o oprima. Além disso, você também pode perceber que às vezes a situação não é tão assustadora.
5. Grato
Manter um diário das coisas pelas quais você é grato a cada dia pode ajudá-lo a enfocar as coisas positivas de sua vida e a tomar consciência das bênçãos que advirão naquele dia.
6. Converse com as pessoas ao redor
Compartilhar histórias não apenas faz você se sentir aliviado, mas também pode reduzir a sensação de medo excessivo. Você pode falar sobre o que desencadeia o medo excessivo que você sente das pessoas mais próximas.
7. Refrescando a mente
É muito difícil pensar com clareza quando você está dominado por medo e ansiedade excessivos. Portanto, tente distrair sua mente refrescando-a. Há muitas maneiras de refrescar sua mente, uma das quais é sair de casa e relaxar em casa. Não demora muito, tente caminhar vagarosamente por 15 minutos.
8. Visualize um lugar feliz
Quando o medo dominar sua mente, feche os olhos e visualize um lugar feliz em sua mente. Tente se imaginar caminhando na praia ou se divertindo como uma criança. Dessa forma, sua mente ficará calma para que o medo possa ser reduzido.
9. Recompense-se
A próxima maneira de superar o medo excessivo é recompensar a si mesmo quando tiver sucesso em superar o medo dentro de você. Ao se recompensar, acredita-se que isso tenha um bom impacto e lhe dê o entusiasmo para ser capaz de superar outros medos.
10. Escreva as causas do medo
O medo excessivo pode ser superado se você estiver disposto a escrever as várias causas desse medo em um diário. Reportando do Lifehack, isso permite que você encontre uma 'cura' para esse medo.
Por que surge o medo excessivo?
Geralmente, o medo excessivo é desencadeado por pensamentos irracionais ou um pensamento que é difícil de mudar e não está de acordo com a realidade de si mesmo, dos outros e do meio ambiente. Esses pensamentos irracionais desencadeiam uma ansiedade que pode fazer a pessoa se preocupar com a possibilidade de algo ruim acontecer, exagerar uma situação como se o mundo fosse desaparecer em breve, e assim por diante. Esses pensamentos tendem a ser irracionais e às vezes impossíveis. Às vezes, esses pensamentos passam despercebidos por você e só o deixam mais ansioso até sentir medo excessivo. Portanto, as dicas acima enfatizam que você deve descobrir com antecedência os pensamentos irracionais que são a causa de seu medo excessivo. Só então você pode avaliar e mudar a mentalidade que desencadeia o medo excessivo. [[Artigo relacionado]]
Quando preciso de ajuda profissional?
Se você acha que seu medo excessivo é incontrolável para você e está interferindo em seus relacionamentos com outras pessoas ou em sua vida diária, consulte um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta. Se você tiver alguma dúvida sobre saúde mental, não hesite em perguntar a um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe-o na App Store ou Google Play agora.