O crescimento de cistos, principalmente no útero, às vezes não apresenta sintomas, pode até desaparecer por conta própria. Contanto que o cisto não seja muito grande e cause dor insuportável, como removê-lo pode ser feito em casa. Não precisa se preocupar porque os cistos no útero não são perigosos. Com o tratamento adequado, um cisto nada mais será do que um desconforto temporário. Porém, mesmo os menores sintomas não devem ser subestimados, especialmente aqueles relacionados à região do quadril. [[Artigo relacionado]]
O que considerar antes de tratar um cisto?
Pessoas diferentes, ações diferentes que podem ser aplicadas ao cisto que têm. Existem vários indicadores que precisam ser levados em consideração antes de tratar um cisto, incluindo:
- Tamanho
- Forma
- Quão graves são os sintomas?
- Idade ou se você entrou na fase da menopausa
Normalmente, as pessoas com cistos no útero serão solicitadas a continuar a observar os sintomas que sentem. Isso significa que não há necessidade de uma ação cirúrgica imediata o mais rápido possível. Os cistos podem desaparecer por conta própria após algumas semanas ou meses, dependendo da condição. É por isso que tem que ser verificado
ultrassom e também exames de sangue periódicos para determinar a condição do cisto. A remoção cirúrgica do cisto geralmente é feita quando ele é grande o suficiente e não desaparece após um determinado período de tempo. Além disso, os sintomas que o tornam muito desconfortáveis ou com risco de câncer também costumam desencadear a cirurgia, tanto laparoscopia quanto laparotomia. Além disso, as pessoas com cistos também podem solicitar a remoção de cistos. Pelo menos torna os sintomas mais leves, embora isso não signifique que o cisto seja completamente removido.
Tipos de cisto
Um cisto é uma bolsa cheia de líquido que cresce no útero da mulher. Alguns sentem certos sintomas, mas outros não. Alguns dos tipos mais comuns de cistos uterinos são:
1. Corpus luteum
Corpo lúteo é um tipo de cisto que cresce no
corpo lúteo ou tecido que preenche os folículos vazios após a liberação de um óvulo no momento da ovulação. Esse tipo de cisto pode sangrar e ser doloroso.
2. Folicular
Cisto
folicular cresce no folículo onde o óvulo se desenvolve durante a ovulação. Cisto
folicular Isso ocorre quando o saco não pode estourar e não pode liberar o óvulo, então ele se transforma em um cisto.
3. Tumores benignos
Os cistos benignos não estão associados ao ciclo menstrual. Existem vários tipos de cistos benignos, incluindo cistos dermóides, cistos de cistadenoma e cistos de endometrioma. Embora benignos, esses cistos têm potencial para se transformar em câncer de ovário. Portanto, os médicos geralmente recomendam que seja removido cirurgicamente ou monitorado periodicamente porque alguns podem desaparecer sem tratamento médico. Tumor
corpo lúteo e
folicular geralmente desaparece por conta própria. No entanto, é necessário tomar medidas se o cisto se tornar mais perigoso e até mesmo causar danos ao útero e às trompas de falópio.
Como se livrar de cistos
Existem várias maneiras de remover cistos que podem ser feitas em casa. Não quer dizer que erradica o cisto, mas pelo menos torna os sintomas decorrentes do cisto mais claros. Algumas maneiras de remover o cisto são:
1. Massagem
A dor causada pelo cisto pode fazer com que os músculos ao redor fiquem tensos. Normalmente, isso piora durante a menstruação. Fazer uma massagem suave nas costas, coxas, nádegas e estômago pode reduzir a dor e deixar os músculos mais relaxados.
2. Alongamento e exercícios
Fazendo alongamentos ou
alongamento e os exercícios também podem ser uma forma de se livrar de cistos ou sintomas desconfortáveis. Claro, existem diferentes tipos de exercícios, como corrida, ioga ou apenas alongamento dos músculos. Como um bônus, exercitar-se regularmente também torna os músculos mais relaxados e fortes. Em pessoas com SOP, isso pode prevenir o crescimento de mais cistos e superar a resistência à insulina.
3. compressa quente
Aplicar uma compressa quente também pode fazer com que o fluxo sanguíneo para a área ao redor do cisto seja mais suave. A compressa pode ser aplicada no estômago ou nas costas por cerca de 20 minutos. Repita várias vezes ao dia, mas lembre-se de não aplicar diretamente na pele, pois pode causar queimaduras na pele.
4. Perder peso
Reduzir o excesso de peso também pode controlar os hormônios e prevenir o crescimento de cistos maiores. No entanto, é claro que reduzir o peso não é um trabalho instantâneo, cujos resultados podem ser vistos em apenas alguns dias. faça-o de forma consistente, com um forte compromisso.
5. Mude sua dieta
Como se livrar dos cistos, o que é igualmente importante, é mudar sua dieta. Uma das recomendações é reduzir a ingestão de açúcar, inclusive de carboidratos como pão, arroz e macarrão. Este método também pode prevenir o risco de desenvolver diabetes, que desequilibra ainda mais os hormônios. Além disso, mudar sua dieta para melhor também torna seu corpo mais saudável.
6. Mergulhe com sal Epsom
Acredita-se que o banho com sal de Epsom seja feito como uma forma de lidar com cistos no útero. Isso ocorre porque o sal de Epsom é frequentemente usado para tratar dores musculares e outros tipos de dor. Para experimentar, basta misturar duas xícaras de sal Epsom na água e mergulhar por 20 minutos.
7. Chá de camomila
O consumo de chá de camomila não elimina os cistos no útero. Mas, pelo menos, acredita-se que o chá de camomila acalme a mente e supere a ansiedade devido à presença de cistos no útero. Além disso, acredita-se que o chá de camomila também alivia as cólicas estomacais. Para uma porção, você precisa de 3-4 colheres de sopa de flores de camomila, folhas de hortelã e uma xícara de água fervente. Depois disso, misture todos os ingredientes na água e aguarde 5 minutos. O chá de camomila está pronto para ser servido. Consultar um médico antes de tentar várias maneiras de remover o cisto e os sintomas acima é uma escolha sábia. Dessa forma, seu médico pode lhe dar conselhos e sugestões antes de você tentar essa maneira natural de se livrar do cisto e de seus sintomas. Se você ainda está confuso sobre o cisto de que sofre, é melhor consultar um médico. Geralmente, os médicos não têm pressa em fazer a cirurgia, desde que existam maneiras naturais de remover o cisto. Embora existam maneiras de remover um cisto ou aliviar os sintomas desconfortáveis de um cisto, nunca subestime quaisquer sinais no corpo relacionados ao crescimento de um cisto.