A falta de ar durante o sono pode ser causada por este problema

A falta de ar é um dos distúrbios que podem reduzir a qualidade do sono. A falta de ar durante o sono pode ser causada por várias condições subjacentes. Esse problema geralmente é inofensivo, mas não é incomum que também indique um problema de saúde sério. Falta de ar durante o sono pode ser um sintoma de várias doenças, incluindo distúrbios cardíacos e pulmonares, apnéia do sono, transtornos de ansiedade, obesidade ou recorrência de alergias.

Causas de falta de ar durante o sono

De acordo com o American Family Physician, cerca de 85 por cento das causas da falta de ar durante o sono estão relacionadas aos seguintes problemas:
  • Problemas pulmonares
  • Problemas cardíacos
  • Problemas de saúde mental.
Aqui estão algumas causas comuns de falta de ar durante o sono que você precisa conhecer.

1. Distúrbios pulmonares

Os distúrbios pulmonares podem ser causados ​​por causas leves a fatais. Essa condição também pode ser causada por alergias ou infecções bacterianas e virais. Alguns distúrbios pulmonares que podem causar falta de ar durante o sono, a saber:
  • Asma

A asma é uma inflamação dos pulmões que causa falta de ar. A asma recorrente durante o sono pode ser causada por uma posição de dormir que exerce pressão sobre o diafragma, aumento de catarro na garganta, alterações hormonais à noite, condições ambientais que desencadeiam asma ou doença do refluxo ácido.
  • Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é um distúrbio na forma de coágulos sanguíneos que se formam nos pulmões, causando dor no peito, tosse, inchaço e falta de ar durante o sono. Esta condição deve ser tratada por uma equipe médica imediatamente.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A DPOC é uma doença pulmonar inflamatória crônica que causa limitação do fluxo de ar nos pulmões. Um tipo de DPOC que pode causar falta de ar durante o sono é o enfisema, que danifica os sacos de ar (alvéolos) nos pulmões.

2. Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue por todo o corpo. A falta de ar durante o sono é um dos principais sintomas. Além disso, essa condição pode ser caracterizada por tossir ou espirrar incessantemente; enjoado; batimento cardiaco; e pés inchados.

3. Apnéia do sono

Apnéia do sono é uma condição de falta de ar durante o sono devido ao estreitamento das vias aéreas, reduzindo assim os níveis de oxigênio. Este problema pode ser caracterizado por acordar frequentemente durante o sono para respirar. Essa condição faz com que os pacientes não tenham o sono de qualidade de que precisam e, muitas vezes, acordem cansados ​​pela manhã. Além disso, dores de cabeça ou acordar em uma condição desconfortável também podem ser sintomas apnéia do sono.

4. Obesidade

A obesidade ou o excesso de peso podem causar falta de ar durante o sono. Esse problema é causado pelo efeito da obesidade na região abdominal, que torna difícil a expansão total dos pulmões.

5. Transtornos de pânico e ansiedade

A falta de ar durante o sono pode ser causada por distúrbios de saúde mental, como ataques de pânico e ansiedade. Além disso, os transtornos de ansiedade também podem causar náuseas e sensação de estar prestes a desmaiar. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com a falta de ar durante o sono

A meditação pode ajudar a superar a falta de ar devido a transtornos de pânico ou ansiedade. Como lidar com a falta de ar durante o sono é feito com base na causa. O médico fará um exame e um plano de tratamento que melhor se adapte ao seu estado. Aqui estão os tipos de tratamento para a falta de ar durante o sono, executados com base na causa.

1. Distúrbios pulmonares

As ações para tratar doenças pulmonares podem variar. Começando por evitar gatilhos, usando travesseiros como apoio, até aumentar a ventilação do ar. Seu médico também pode prescrever antibióticos, remédios para tosse, analgésicos e analgésicos para algumas condições. Para tratar a DPOC incurável, os pacientes podem receber tratamento para aliviar os sintomas, incluindo a administração de inaladores e oxigenoterapia.

2. Insuficiência cardíaca

Para tratar a insuficiência cardíaca, seu médico pode sugerir mudanças no estilo de vida e medicamentos, como inibidores da enzima de conversão da angiotensina (inibidores da ECA), bloqueadores do receptor da angiotensina II (ARBs), bloqueadores beta, antagonistas da aldosterona e diuréticos, para reduzir o acúmulo de fluidos no corpo. .

3. Apnéia do sono

Sofredor apnéia do sono pode precisar de um dispositivo auxiliar para tratar a falta de ar durante o sono. Mudanças diárias no estilo de vida, como perder peso e parar de fumar, também podem ajudar.

4. Alergias

Para evitar falta de ar durante o sono devido a uma alergia recorrente, você deve verificar as condições ao redor da cama. Sempre certifique-se de que o ambiente ao seu redor esteja livre de alérgenos e use roupas de cama hipoalergênicas. Os médicos geralmente prescrevem anti-histamínicos para aliviar os sintomas.

5. Transtornos de ansiedade e ataques de pânico

A falta de ar devido a transtornos de ansiedade e ataques de pânico pode ser superada com a consulta de um psicólogo ou psiquiatra. Você também pode praticar a respiração ou tentar outros exercícios calmantes, como meditação e ioga. Visite o pronto-socorro imediatamente se a falta de ar durante o sono ocorrer repentinamente, piorar e não melhorar com seus esforços de tratamento habituais. Se você tiver outras perguntas sobre falta de ar durante o sono, pergunte ao seu médico gratuitamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.