A biópsia é um procedimento de detecção de câncer, como funciona?

Para ser capaz de identificar uma doença ou câncer, os médicos precisam de uma amostra de tecido ou células do corpo. A biópsia é o procedimento de coleta dessa amostra para análise posterior. Por mais assustador que pareça, uma biópsia é um procedimento indolor e de baixo risco. Após a realização da biópsia, a amostra será enviada ao laboratório para posterior análise. A necessidade ou não de uma biópsia geralmente é decidida pelo médico e também pelo paciente que se queixa de certos sintomas. [[Artigo relacionado]]

A biópsia é um procedimento para confirmar a presença de câncer

Para pacientes que apresentaram sintomas relacionados ao câncer, o médico pode solicitar a realização de uma biópsia. De todas as formas de diagnóstico, a biópsia é uma das mais precisas. Testes como tomografias computadorizadas e raios-X podem detectar áreas problemáticas, mas não podem dizer se as células cancerosas estão presentes ou não. No entanto, quando um médico pede que seja feita uma biópsia, não significa que foi confirmado que alguém tem câncer. A biópsia é feita para ajudar os médicos a determinar se uma condição anormal no corpo de uma pessoa é causada por câncer ou outros fatores desencadeantes. Quanto mais preciso for o diagnóstico, mais precisas serão as etapas de manuseio e tratamento.

Tipo de biópsia

Existem vários tipos de biópsias que os médicos podem realizar. Normalmente, o tipo de biópsia realizada depende de qual parte do corpo precisa de exames adicionais. De todos esses tipos de biópsias, o médico aplicará um anestésico local na área onde será feita a incisão. Esses tipos de biópsias incluem:
  • Biópsia da medula óssea (biópsia de medula óssea)

Geralmente, uma biópsia da medula óssea será feita se houver um problema com o sangue de uma pessoa ou se houver suspeita de que o câncer se originou na medula óssea. Este teste pode detectar doenças relacionadas ou não cancerosas, como anemia, leucemia, infecção ou linfoma. Além disso, esse tipo de biópsia também pode detectar se as células cancerosas se espalharam para o osso. A maneira mais fácil de acessar a medula óssea é usar uma seringa longa que é injetada no osso do quadril. Durante esse procedimento, há quem sinta uma leve dor e também há quem sinta dor apenas quando sob anestesia local.
  • endoscópio

O próximo tipo de biópsia é a endoscopia, que é usada para coletar amostras de tecido de partes do corpo, como bexiga, intestinos ou pulmões. Durante o processo, o médico usará um pequeno tubo flexível que é endoscópio. No final desta mangueira, há uma pequena câmera e luz. Em seguida, o médico pode monitorar o interior do corpo por meio de um monitor de vídeo. Isso guiará o médico para obter a amostra de que precisa. O processo de endoscopia leva de 5 a 20 minutos. Além da incisão, a endoscopia também pode ser feita através de aberturas no corpo, como boca, nariz, reto ou uretra.
  • Biópsia por agulha

Em seguida, é feita uma biópsia por agulha que visa obter uma amostra de pele ou células da área suspeita através da pele. Existem vários tipos de biópsias por agulha, como as que usam uma agulha fina ou uma agulha central. Os médicos também podem usar ferramentas como raios X ou tomografias para orientar.
  • Biópsia de pele

A biópsia é um procedimento que também é realizado para pessoas com problemas de pele, como erupções cutâneas ou feridas. O truque é dar um anestésico local e a área da pele é retirada com uma faca redonda chamada "soco" Este espécime será examinado posteriormente para análise da doença.
  • Biópsia cirúrgica

Às vezes, se os tipos de biópsias acima não podem atingir uma determinada área, uma biópsia cirúrgica ou cirurgia é necessária biópsia cirúrgica. Os procedimentos incluem cirurgia, como laparoscopia, ou com uma incisão em uma parte do corpo, como o abdômen.

Benefícios da biópsia

Uma vez que a amostra necessária foi recuperada com sucesso, ela geralmente será processada no laboratório. Esse processo pode levar de alguns dias a várias semanas. Então, quando os resultados forem conhecidos, o médico discutirá com o paciente. Se o câncer for detectado, o médico pode saber o tipo de câncer e seu estágio a partir dos resultados da biópsia. Ou seja, a biópsia é um procedimento muito preciso e importante no diagnóstico de doenças. Se o resultado não for câncer, mas o médico ainda suspeitar que há uma doença que precisa de mais exames, outro tipo de biópsia pode ser feito. Tanto o médico quanto o paciente sempre discutirão as melhores opções para diagnosticar uma doença específica.