Existem muitas técnicas de cozimento que podem ser usadas para processar alimentos. Uma das técnicas mais populares em quase todo o mundo é a técnica de cozinhar
fritar ou frito. Começando de
frango frito até
batatas fritas feito com esta técnica. Embora os alimentos processados por fritura tenham um sabor delicioso, podem ser causados efeitos nocivos à saúde. Exemplos são ataques cardíacos e colesterol alto. Alguns dos fatores que afetam sua saúde são a frequência e a quantidade de alimentos que você ingere e o tipo de óleo que usa. Este artigo discutirá técnicas de cozimento em frituras e como escolher um bom óleo para fritar. [[Artigo relacionado]]
O que é técnica de cozinhar fritar?
Método de cozimento
fritar é uma forma de processar alimentos embebendo-os em óleo quente (idealmente 176-190 graus Celsius). Quando embebidos, os alimentos cozinham rapidamente. A explicação por trás desse cozimento instantâneo de alimentos é que, quando o alimento é imerso em óleo fervente, a camada externa do alimento endurece e forma uma camada que impede o óleo de entrar no interior do alimento. Enquanto isso, o calor alto faz com que toda a água dentro da comida evapore e faça com que a comida cozinhe por dentro. Existem duas coisas a evitar ao processar alimentos com técnicas de cozimento
fritar.
- Primeiro, a temperatura do óleo não deve ser muito baixa. Isso permitirá que o óleo penetre no interior dos alimentos, tornando-os gordurosos.
- Em segundo lugar, a temperatura do óleo não deve ser muito alta, pois isso tornará a comida muito seca e o óleo oxidado.
Leia também: Esta é uma técnica de fritura sem anticolesterolEscolhendo óleos saudáveis para cozinhar fritar
Mesmo que a técnica de fritar não seja uma maneira saudável de cozinhar, pelo menos você pode minimizar seus efeitos negativos sobre sua saúde usando o óleo certo. Portanto, você precisa conhecer as características de um óleo saudável para usar. Algumas das condições que devem pertencer ao óleo a ser usado são:
1. Tem um alto ponto de fumaça
O ponto de fumaça é a temperatura na qual o óleo começa a soltar fumaça. Quanto mais alto o ponto de fumaça, melhor porque essa técnica requer óleo que pode resistir a altas temperaturas.
2. Estável
O óleo usado para fritar deve ser estável. Isso significa que o óleo não reage muito ao oxigênio quando aquecido. Os óleos com alto teor de gordura saturada são geralmente estáveis quando usados para fritar.
Por outro lado, óleos com alto teor de gorduras insaturadas são menos saudáveis. A razão é que a composição química dos óleos com gorduras insaturadas pode produzir substâncias prejudiciais ao organismo quando aquecidas.
3. Prove
Escolha um óleo de sabor neutro para não alterar muito o sabor dos alimentos.
Tipo de óleo saudável para técnica culinária fritar
Se você achar difícil determinar o óleo com base nos critérios acima, a SehatQ selecionou vários tipos de óleo que você pode usar.
1. Óleo de coco

O óleo de coco é resistente a altas temperaturas.O óleo de coco é rico em gordura saturada, o que o torna mais resistente ao calor. A desvantagem do óleo de coco é seu aroma, que algumas pessoas podem não gostar.
2. Óleo de amendoim

O óleo de amendoim tem um sabor neutro O óleo de amendoim pode ser uma alternativa para
fritar. Isso ocorre porque o óleo de amendoim tem um alto ponto de fumaça (180 graus Celsius). Além disso, o sabor é neutro, tornando o óleo de amendoim a escolha certa. A desvantagem é que o óleo de amendoim tem um teor de gordura insaturada de cerca de 32%. Portanto, esta alternativa é menos saudável do que as outras.
3. Azeite

O azeite de oliva pode ser uma escolha saudável. Assim como o óleo de coco, o azeite é adequado para frituras porque é resistente ao calor (rico em gordura saturada). Um estudo mostrou que o azeite pode ser usado em frigideiras por até 24 horas antes do início do processo de oxidação. No entanto, é importante notar que o aroma e o sabor do azeite podem desaparecer se aquecido por muito tempo.
4. óleo de palma

O óleo de palma também é adequado para fritar O óleo de palma tem um sabor neutro e alta resistência ao calor, de modo que atende aos critérios de óleo de cozinha adequado para técnicas de fritura profunda. Citado em pesquisas, mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco o tornam muito resistente ao calor. A pesquisa mostra que mesmo depois de oito horas de fritura contínua, a qualidade não se deteriora.
Leia também: Recomendações das melhores fritadeiras de ar comprimido para fritar alimentos sem óleoNotas de SehatQ
Mais uma vez, lembre-se de que comer alimentos processados por métodos de cozimento
fritar Muito pode causar problemas de saúde, como doenças cardíacas, colesterol alto e até câncer. Para quem deseja consultar sobre o lado saudável das técnicas culinárias
fritar, Você pode
consulta direta com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.