Conheça o Sistema Endócrino, um Sistema Hormonal Importante

As mudanças que você experimentou em seu corpo até agora não podem ser separadas do papel do sistema endócrino ou do sistema hormonal. Por exemplo, a voz de seu filho está rouca, o leite materno é liberado no pós-parto ou aumenta a frequência cardíaca ao lidar com o estresse. Esses são alguns pequenos exemplos, que são influenciados pelo sistema endócrino. O sistema endócrino ou sistema hormonal, como o nome indica, é uma rede de glândulas que produzem hormônios no corpo. Os hormônios são compostos químicos no corpo que enviam mensagens. Ou seja, os hormônios e o sistema endócrino desempenham um papel na comunicação entre as células, porque os hormônios carregam informações e instruções.

Algumas glândulas do sistema endócrino ou sistema hormonal

Existem muitas glândulas que fazem parte do sistema endócrino. Alguns deles você já deve conhecer. Por exemplo, os testículos (testículos) nos homens e os ovários nas mulheres produzem hormônios reprodutivos. No entanto, na verdade, existem várias glândulas que desempenham um papel na produção de hormônios no corpo humano. Em suma, o sistema endócrino é composto por glândulas endócrinas. Aqui estão algumas glândulas do sistema endócrino ou sistema hormonal, que é importante saber.

1. Glândula pituitária

A glândula pituitária ou hipófise está localizada na base do cérebro, com o tamanho de não mais do que uma ervilha. Embora pequena, a hipófise é apelidada de “glândula mestra”, porque produz hormônios que controlam outras glândulas. Alguns dos hormônios produzidos pela glândula pituitária incluem:
  • O hormônio do crescimento (GH), que estimula o crescimento dos ossos e outros tecidos do corpo
  • O hormônio prolactina, que ativa a produção de leite materno em mães que amamentam
  • Hormônio antidiurético, ajuda a controlar o equilíbrio dos fluidos corporais nos rins
  • O hormônio oxitocina, que ajuda o revestimento uterino a se contrair durante o trabalho de parto

2. Hipotálamo

O hipotálamo é a parte do cérebro que conecta o sistema endócrino ao sistema nervoso. As células nervosas do hipotálamo produzem hormônios, que são capazes de controlar os hormônios produzidos pela glândula pituitária. O hipotálamo pode coletar informações do cérebro, que serão então transmitidas à glândula pituitária.

3. A glândula pineal

A glândula pineal está localizada no centro do cérebro. Essa glândula do sistema endócrino produz o hormônio melatonina, que o ajuda a adormecer.

4. Glândula tireóide

A glândula tireóide está localizada na parte frontal inferior do pescoço, que tem a forma de uma borboleta. Existem vários hormônios secretados pela glândula tireóide. Alguns deles, o hormônio tiroxina e tri-iodotironina. O hormônio tireoidiano é responsável pelo processo de metabolismo da energia.

5. Glândulas paratireoides

As glândulas paratireoides são um conjunto de quatro pequenas glândulas, que produzem o hormônio da paratireoide. O hormônio da paratireóide funciona para controlar os níveis de cálcio na corrente sanguínea.

6. Glândulas adrenais

A glândula adrenal consiste em duas partes, a saber, o córtex adrenal na parte externa e a medula adrenal na parte interna.

O nome desta glândula pode lembrá-lo da palavra 'adrenalina'. De fato, um dos hormônios liberados pelas glândulas supra-renais é o hormônio adrenalina (também conhecido como hormônio epinefrina). Este hormônio aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial quando você está estressado.

7. Glândulas reprodutivas (testículos e ovários)

Como o nome indica, as glândulas reprodutivas, como parte do sistema endócrino, produzem hormônios relacionados à sexualidade e à reprodução humana. Nos homens, você certamente conhece a testosterona. A testosterona é o tipo mais importante de hormônio androgênio, que é produzido pelos testículos. Enquanto isso, o corpo da mulher contém os hormônios estrogênio e progesterona. Esse hormônio "feminino" é secretado pelos ovários, que desempenha um papel no desenvolvimento sexual, na gravidez e na menstruação da mulher. Além de atuarem como produtores de hormônios, os testículos e ovários também desempenham funções não hormonais. Os testículos produzem células espermáticas e os ovários produzem óvulos.

8. Pâncreas

O pâncreas está localizado atrás do estômago. No sistema endócrino, o pâncreas produz os hormônios insulina e glucagon. Ambos desempenham um papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue (glicose). A parte produtora de hormônios da glândula pâncreas é chamada de pâncreas endócrino. Além de estar envolvida no sistema endócrino ou hormonal, a glândula pâncreas também desempenha um papel no sistema digestivo, produzindo enzimas, como as enzimas lipase para quebrar a gordura. A parte do pâncreas que produz essas enzimas é conhecida como pâncreas exócrino. [[Artigo relacionado]]

Vida saudável mantendo o sistema endócrino ou sistema hormonal

Como outras partes do sistema corporal, as glândulas endócrinas ou hormônios também podem apresentar problemas e distúrbios. Um estilo de vida pouco saudável também pode causar distúrbios no sistema endócrino. Portanto, você deve viver uma vida saudável. Algumas etapas fáceis, que você e sua família podem implementar para manter um sistema endócrino saudável, incluem:
  • Exercício diligente e atividade física
  • Comer alimentos saudáveis
  • Faça check-ups regulares por um médico
  • Consulte um médico se quiser tomar certos suplementos e medicamentos fitoterápicos
  • Procure a ajuda de um médico se souber de algum membro da família que sofra de problemas com o sistema endócrino, incluindo diabetes mellitus e distúrbios da tireoide.
O sistema endócrino ou hormonal é um sistema complexo, com muitos hormônios produzidos pelas glândulas. Ao conhecer o sistema endócrino, também se espera que você aplique o estilo de vida saudável acima, para que suas funções permaneçam normais e saudáveis.