13 causas de pés inchados que são perigosos se ignorados

Sapatos estreitos demais para usar são apenas uma das desvantagens de ter os pés inchados. Porque, há outras coisas que precisam de mais atenção, como a própria causa do pé inchado. Existem várias causas para os pés inchados. Alguns são leves, mas também podem ser um sinal de uma doença grave. Comum em mulheres grávidas, pés inchados também podem indicar problemas de fígado e coração. Quando uma perna está inchada, geralmente não apenas uma perna é afetada. Essa condição pode atacar os dois e se espalhar para o peito do pé e a área do tornozelo.

Várias causas de pés inchados

Existem várias causas de pés inchados que você precisa saber, desde condições leves a graves. Lesões durante a prática de esportes podem causar pés inchados

1. Lesão

Lesões são uma das causas mais comuns de pés inchados. Edema, geralmente ocorre quando há um osso quebrado ou tecido rasgado. Quando ocorre uma lesão, o sangue flui para a área para ajudar na reparação do tecido. Como resultado, o sangue se acumula na área e causa inchaço.

2. Edema

O edema ocorre quando o corpo retém muito líquido. Isso faz com que apareça inchaço nos pés, mãos ou rosto. O edema geralmente ocorre quando você fica sentado ou em pé por muito tempo. Esta condição não é perigosa. Mas, em certos casos, o edema também pode ser um sinal de falta de proteínas no corpo, insuficiência renal ou doença hepática.

3. Estilo de vida pouco saudável

Levar um estilo de vida pouco saudável, como ser sedentário, estar acima do peso, consumir muito sal e o hábito de usar sapatos que não cabem nos pés, podem ser a causa de pés inchados, aos quais você deve estar atento.

4. Efeitos colaterais de medicamentos

Um tipo de efeito colateral que pode ocorrer com o uso de certos medicamentos é o acúmulo de líquido, especialmente na parte inferior do corpo, como as pernas. Os medicamentos que apresentam esses efeitos colaterais incluem:
  • Hormônios como estrogênio e testosterona
  • Esteróides
  • Antidepressivos
  • Remédio para diabetes
  • Medicamentos para hipertensão, como bloqueadores dos canais de cálcio
Pés inchados durante a gravidez é normal

5. Gravidez

Pés inchados em mulheres grávidas é uma coisa natural de acontecer. Porque, durante a gravidez, o corpo armazena mais líquidos. Essa condição não é perigosa, tanto para a mãe quanto para o bebê, mas certamente causa desconforto.

6. Pré-eclâmpsia

Se as pernas ficarem inchadas durante a gravidez, acompanhadas de tontura, náusea, falta de ar e dor abdominal, esteja ciente da condição de pré-eclâmpsia. A pré-eclâmpsia aparecerá quando a idade gestacional atingir 20 semanas. Essa condição surge devido à hipertensão arterial de mulheres grávidas. A pré-eclâmpsia é uma complicação grave da gravidez e requer atenção médica imediata.

7. Infecção

A infecção pode ser uma das causas de pés inchados. Pessoas com diabetes correm maior risco de desenvolver infecções na área dos pés, portanto, elas precisam estar mais vigilantes se houver sinais de infecção, como feridas e úlceras que aparecem nos pés.

8. Coágulos de sangue

O sangue coagulado pode obstruir os vasos sanguíneos, fazendo com que o fluxo de sangue para o coração seja interrompido. Um dos efeitos dessa condição, na forma de inchaço nas pernas. Inesperadamente, pés inchados também são um sinal de insuficiência cardíaca

9. Doença cardíaca

As doenças cardíacas, como a insuficiência cardíaca, podem causar inchaço nos pés. Esta doença torna o coração incapaz de bombear o sangue corretamente. Como resultado, o sangue nas pernas que deveria retornar ao coração não pode ser bombeado adequadamente. Se suas pernas incharem à noite, isso pode ser um sinal de insuficiência cardíaca direita. Essa condição pode causar um acúmulo de sal e fluidos no corpo, incluindo os pés.

10. Doença hepática

Quando o fígado não funciona corretamente, o excesso de líquido pode se acumular nas pernas, causando inchaço. As doenças do fígado podem ocorrer devido a fatores genéticos, hábitos de consumo de álcool, infecções virais e obesidade. Cuidado com a doença renal como causa de pés inchados

11. Doença renal

As doenças renais fazem com que o sal no sangue se acumule. Isso pode fazer com que o corpo retenha água e, em seguida, causar inchaço nas pernas.

12. O hábito de beber álcool

O álcool pode interferir na absorção de água pelo corpo, então o fluido se acumula nos tecidos e causa inchaço nos pés. Se seus pés incham frequentemente após a ingestão de álcool, pode haver uma doença subjacente, como problemas hepáticos, renais ou cardíacos.

13. Tempo quente

Em climas quentes, pode ocorrer inchaço nos pés, porque os vasos sanguíneos do corpo se dilatam para diminuir a temperatura corporal. Esse processo pode levar ao vazamento de fluido para os tecidos circundantes, inclusive nas pernas, causando inchaço.

Como lidar com pés inchados

Mantenha um peso corporal ideal, para aliviar os pés inchados experientes.Os modos de lidar com os pés inchados podem diferir entre si, dependendo da causa. Mesmo assim, existem várias formas que podem ser utilizadas para ajudar a reduzir o inchaço em geral, a saber:
  • Eleve a posição das pernas ao deitar. Posicione os pés acima do coração. Para ficar mais confortável, você pode colocar um travesseiro como apoio para os joelhos.

  • Mais ativo. Se a perna inchada não for causada por uma lesão, é aconselhável começar a se mover mais ativamente, fazendo um aquecimento leve e movendo a perna.

  • Cuidado com a comida. Reduza o consumo de sal para que o líquido que se acumula nos pés diminua gradualmente.

  • Use calças mais largas. Evite usar calças muito justas para evitar a interrupção do fluxo de sangue e outros fluidos de e para a região das pernas.

  • Mantenha o peso corporal ideal. Faça uma dieta mais saudável e faça exercícios regularmente.
  • Aplique pressão nos pés. Use meias de compressão especiais ou meias para reduzir o inchaço.

  • Não se sente ou fique em pé por muito tempo. Fique de pé ou mova-se pelo menos uma vez, a cada hora.

  • Comprima com gelo. A temperatura fria do gelo estreitará os vasos sanguíneos nas pernas, de modo que o líquido não se acumulará mais na área. Uma bolsa de gelo também ajudará a aliviar a dor.

  • Tomar remédio. Drogas diuréticas podem ajudar a aliviar os pés inchados, desencadeando a expulsão do excesso de líquido pela urina. Consulte um médico antes de usar este medicamento.
Se os métodos acima também não ajudarem a aliviar os pés inchados, consulte imediatamente um médico para verificar sua condição. Algumas das condições abaixo também fazem seus pés incharem, você deve consultar um médico imediatamente.
  • Você tem histórico de doença cardíaca ou renal.
  • Você está sofrendo de doença hepática.
  • A área da perna inchada fica vermelha e quente ao toque.
  • A temperatura corporal está mais alta do que o normal.
  • Você está grávida e o inchaço é repentino e intenso.
  • Pernas inchadas acompanhadas de dor no peito e falta de ar.
  • Tonto e atordoado.
  • Sua cabeça estava leve, como se ele fosse desmaiar.
  • É difícil respirar.

Evite pés inchados desta forma

O exercício regular pode prevenir o inchaço dos pés. Para prevenir o inchaço dos pés, siga os passos abaixo.
  • Exercícios regulares, para facilitar a circulação de fluidos no corpo.
  • Coma alimentos nutritivos, reduza o consumo de sal.
  • Se você tiver que ficar em pé ou sentar-se por longos períodos de tempo, alterne movendo-se ocasionalmente.
  • Se você está acima do peso, faça as maneiras para chegar ao peso ideal.
  • Consulte um médico sobre os medicamentos prescritos para você, pergunte se existem medicamentos que podem causar o acúmulo de fluidos.
  • Evite fumar, consumir álcool em excesso e outros hábitos que possam causar inchaço nas pernas.
[[artigos relacionados]] Explore as causas dos pés inchados, úteis para obter o tratamento certo. Embora geralmente inofensivo, você não deve subestimar essa condição. Receba tratamento imediatamente, antes que a condição piore.