Limites de idade para adolescentes podem ser observados nesta faixa etária

O limite de idade da adolescência ainda é um grande questionamento para os pais. A adolescência é um período de transição para uma criança se tornar um adulto. Para os pais, conhecer os limites de idade da adolescência e as mudanças que ocorrem nos filhos pode ser a base para acompanhá-los na passagem por uma fase que parece montanha russa isto.

Limite de idade para adolescentes baseado em pesquisa

A própria definição do limite de idade para a adolescência é muito diversa. Segundo a organização mundial de saúde Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite de idade para adolescentes é de 10 a 19 anos, mas também existe o termo 'jovens' com faixa etária de 15 a 24 anos. Enquanto isso, de acordo com pesquisa publicada na revista The Lancet, o limite de idade para adolescentes é de 10 a 24 anos, ou o equivalente à versão da OMS para jovens. A conclusão desta pesquisa parte do critério de que adolescentes são pessoas que estão em período de transição, não são casadas ou possuem dependentes vitalícios. Os adolescentes também podem ser divididos em cedo (10-14 anos), meio (15-17 anos), e atrasado (18-19 anos).

Mudanças físicas em adolescentes

Independentemente do limite de idade para adolescentes que você estabelece como referência, os pesquisadores concordam que as crianças passarão por mudanças hormonais, também conhecidas como puberdade, nesta época. Sua condição física e modo de pensar mudarão em certos estágios. As mudanças mais visíveis ocorrem nos órgãos vitais de meninos e meninas adolescentes, como segue.

1. Nos homens

A puberdade aparece na idade de 9-14 anos e é caracterizada pelo aumento dos testículos seguido pelo pênis cerca de um ano depois, e pelos pubianos na idade de 13 anos. Os meninos que estão começando a entrar na adolescência também terão sonhos molhados, ou seja, a descarga de sêmen durante o sono à noite.

2. Em meninas

A puberdade surge na idade de 8-13 anos, marcada pelo aumento das mamas e pelo crescimento dos pelos pubianos ao mesmo tempo. As adolescentes também apresentam menstruação na idade de 10-16 anos e começam a ter pelos nas axilas aos 12 anos. Os adolescentes do sexo masculino e feminino também experimentarão mudanças nas características sexuais secundárias, nomeadamente características de gênero que não estão relacionadas aos órgãos reprodutivos. As alterações referidas são, por exemplo, voz mais suave (para mulheres) ou mais pesada (para homens), formato do corpo, distribuição dos pelos púbicos que podem atingir as coxas e abdómen, bem como pelos faciais (bigode e barba) e Pomo de Adão para os homens. [[Artigo relacionado]]

Mudanças mentais quando as crianças entram na adolescência

As crianças começam a buscar privacidade na adolescência.Além das mudanças físicas, as crianças que começam a entrar no limite de idade da adolescência também passam por mudanças emocionais e de mentalidade. Algumas das mudanças, por exemplo:

1. Curiosidade e preocupação

A criança começará a perguntar por que seus seios estão crescendo ou seu pênis está aumentado, bem como a descobrir a causa do sangramento da vagina ou do fluido pegajoso de seu pênis.

2. Egoísta

A mentalidade dos adolescentes se concentra no que eles acham que é certo ou errado e tende a ser irrefutável. Por conta disso, começam a perceber sua aparência e muitas vezes se sentem inseguros com as mudanças físicas que vivenciam, como a acne.

3. Precisa de privacidade

As crianças que estão começando a atingir o limite de idade da adolescência começam a querer ter um quarto próprio ou a não querer mais ir ao shopping com os pais. Na idade de 14-17 anos, os adolescentes podem até discutir com seus pais para obter essa privacidade.

3. Apaixone-se

Aos 14 anos, os adolescentes começam a se interessar pelo sexo oposto. Sua luxúria também começa a se formar e não é incomum descarregá-la se masturbando. A mentalidade das crianças que entram no limite de idade dos adolescentes não é muito madura. Eles geralmente preferem agir impulsivamente (espontaneamente) e não pensar no impacto de longo prazo. É aqui que o papel dos pais é sempre supervisionar e orientar os adolescentes a não cometer atos desviantes ou mesmo violar a lei.

Padrões parentais em crianças que entram na adolescência

Crie uma comunicação aberta com as crianças De acordo com a Academia Americana de Pediatras (AAP), os padrões parentais que podem ser praticados pelos pais quando seus filhos entram na adolescência são os seguintes.
  • Descreva as mudanças físicas nas crianças. Dê uma compreensão de que as mudanças físicas e não físicas que eles experimentam são normais para todas as crianças que estão crescendo.
  • Comunique-se abertamente. Dê aos filhos a oportunidade de fazer perguntas e explicar seu ponto de vista e não julgar.
  • Fique solidário. Sempre apoie o desejo da criança de se tornar uma pessoa independente e responsável. No entanto, lembre-se também de que você está sempre aberto se seu filho precisar de ajuda.
  • Dê sinais. Explique os comportamentos que os adolescentes devem evitar, como sexo livre e abuso de drogas.
  • Seja realista. Cada criança que entra na fase adolescente tem características próprias. Não há necessidade de comparar seu filho com os amigos.
Quando os filhos atingem o limite de idade da adolescência, seu relacionamento com os pais também muda. Por outro lado, os pais desejam dar aos filhos a liberdade de explorar seu próprio mundo. Mas, por outro lado, as crianças ainda devem ser acompanhadas para que não tomem decisões erradas que terão um impacto negativo em seu futuro. Se você quiser saber mais sobre as mudanças físicas e psicológicas dos adolescentes, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora emApp Store e Google Play.