Não é a idade, são 5 características de uma pessoa que se torna adulta

O velho ditado é certo, ao passo que se tornar um adulto é uma escolha muito apropriada. Uma pessoa pode ter uma inteligência extraordinária, mas ainda ficar para trás emocionalmente. Traumas da infância a fatores ambientais podem impedir uma pessoa de passar por estágios posteriores de se tornar um adulto. Na verdade, os sinais de maturidade são coisas que têm significados diferentes para cada pessoa. Mas com certeza o caráter de uma pessoa madura estará mais bem preparada para enfrentar a vida e todos os seus desafios.

Como se tornar um adulto

A maturidade é vista quando alguém consegue controlar suas emoções, seja qual for a situação que esteja enfrentando. Especialmente na vida, é impossível ter uma jornada tranquila. Mas para as pessoas emocionalmente maduras, os altos e baixos da vida podem ser enfrentados com calma. Algumas das coisas que são sinais de que alguém amadureceu:

1. Ouse ser responsável

Coragem para assumir responsabilidades é a primeira característica de uma pessoa madura. Ou seja, quando as coisas não saem como o esperado, eles não passam a culpa para os outros. Com coragem, a maturidade emocional o tornará corajoso para aceitar as consequências. Com humildade, pessoas com esse tipo de caráter vão quebrar a cabeça para encontrar soluções. Sem dúvida, eles vão oferecer o que pode ser feito para melhorar a situação. Reclamar de situações que não correspondem às expectativas não está no dicionário da vida de um adulto.

2. Cheio de empatia

Quando um indivíduo atingiu a maturidade emocional, ele naturalmente mostrará empatia para com as pessoas ao seu redor. Eles sabem como se comportar tendo em mente o ponto de vista da outra pessoa. Assim, a empatia criará conexões e se moverá para ajudar os outros.

3. Você nem sempre precisa estar perfeito

Veja como a mídia social faz com que todos pareçam estar competindo para mostrar a vida perfeita? Pessoas emocionalmente maduras são o oposto disso. Eles não hesitarão em apontar suas deficiências honestamente. Além disso, as pessoas emocionalmente maduras também acreditarão nas pessoas ao seu redor. Eles não hesitarão em compartilhar o que estão lutando para que outros não se sintam sozinhos. No entanto, isso não significa que sejam fáceis de reclamar.

4. Saiba quando pedir ajuda

Como seres sociais, os humanos precisam viver lado a lado com outras pessoas. Pessoas emocionalmente maduras sabem muito bem quando pedir ajuda aos outros ou se sentem sobrecarregadas. Por outro lado, eles também não inventam histórias para obter ajuda ou misericórdia de outras pessoas. Portanto, pessoas maduras são uma mistura de quem cumpre suas responsabilidades e conhece seus próprios limites. Quando você sentir que precisa de ajuda, como pedir ajuda também é transmitido de maneira educada, gentil e clara.

5. Defina limites saudáveis

Tornar-se um adulto também pode ser alcançado sabendo quais limites as outras pessoas não devem cruzar. No entanto, a aplicação não é excessiva e "saudável". Além disso, este é o formulário amor próprio e respeito por si mesmo. Ao saber quais restrições existem, pode-se saber como dar uma resposta apropriada. Por exemplo, quando alguém cruza a linha, as pessoas com maturidade emocional suficiente não hesitam em recusar e dar argumentos explícitos. [[Artigo relacionado]]

A idade determina a maturidade?

Muitos fatores afetam o nível de maturidade de uma pessoa. Curiosamente, a partir de um estudo, sabe-se que o cérebro de adolescentes que fumam e consomem álcool será afetado no processo de se tornarem adultos. Principalmente, isso está relacionado à memória de uma pessoa. Partes importantes do cérebro, como córtex pré-frontal que está localizado na frente não se desenvolve totalmente até a idade de 25 anos. Esta é a parte do cérebro que está intimamente relacionada ao processo de se tornar um adulto devido ao seu papel na tomada de decisões e na consideração de riscos. Nesse caso, a idade de 25 anos desempenha um papel importante na maturidade de uma pessoa. No entanto, a maturidade emocional não é determinada apenas pela idade. É por isso que muitos idosos se comportam de maneira imatura, ao contrário, há jovens que já sabem ser maduros. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehaQ

A chave para se tornar um adulto é reconhecer suas próprias emoções. Pessoas emocionalmente maduras sabem muito bem como se controlar quando as coisas não saem como o esperado. Para chegar a esse ponto, os cinco indicadores acima devem continuar a ser aprimorados. Para uma discussão mais aprofundada sobre o mental e sua relação com a maturidade emocional de alguém, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.