Pés doloridos quando você acorda? Cuidado com essas 5 causas!

As solas dos pés doem ao acordar, pode ser irritante ao sair da cama. Observe que os pés doloridos ao acordar podem ter várias causas que não devem ser subestimadas. Aparentemente, existem várias causas para a planta dos pés ao acordar que podem causar dores ao longo do dia. Se você não quiser que isso aconteça, é uma boa ideia identificar as várias causas dos pés doloridos ao acordar.

As solas dos pés doem ao acordar, o que causa isso?

Os pés doloridos ao acordar podem não ser sentidos imediatamente, ao abrir os olhos. Pode ser que a dor só apareça, ao colocar os pés no chão. Se deixado sozinho, a dor pode durar um dia inteiro. Claro, isso pode interferir nas atividades diárias. Mas não entre em pânico, pois saber a causa dos pés doloridos ao acordar pode ajudá-lo a encontrar o melhor tratamento. Confira a explicação completa abaixo.

1. tendinite de Aquiles

O tendão de Aquiles é uma faixa de tecido que conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Essa faixa de tecido pode inflamar e causar tendinite de Aquiles. A tendinite de Aquiles faz com que os pés fiquem rígidos e doloridos. De manhã, os sintomas podem piorar porque a circulação sanguínea no calcanhar do pé é limitada durante o sono. Se seus pés doem ao acordar devido à tendinite de Aquiles, você pode sentir a dor ao longo do dia.

2. Fasceíte plantar

A fascite plantar é uma condição inflamatória da faixa de tecido que desce pela planta do pé e conecta o osso do calcanhar aos dedos dos pés. A fascite plantar é uma das causas mais comuns de pés doloridos ao acordar. Pessoas com fascite plantar sentirão dor ao pisar pela manhã, após levantar da cama. Com o tempo, a dor diminuirá. No entanto, a dor pode reaparecer quando você se levanta da posição sentada ou fica em pé por um longo tempo. A fascite plantar é mais comum em atletas e corredores. Aqueles que estão com sobrepeso também correm o risco de fascite plantar.

3. Pequenas rachaduras nos ossos da perna (fraturas por estresse)

A dor nos pés ao acordar também pode ser causada por pequenas rachaduras nos ossos das pernas. Essa condição é chamada de fratura por estresse. As fraturas por estresse podem ser causadas pelo uso excessivo da perna ou atividade física intensa. A dor não é sentida imediatamente. Depois de alguns dias, a dor vai piorar. Também pode ocorrer inchaço das pernas. Consulte imediatamente um médico antes que a pequena rachadura no osso da perna piore. Portanto, você pode obter ajuda médica imediata.

4. Artrite reumatóide

A artrite reumatóide é uma condição que faz com que as articulações fiquem doloridas, rígidas e inchadas. Geralmente, a artrite reumatóide pode ser sentida nas mãos, nos pulsos e nos pés. Aparentemente, as pessoas com artrite reumatóide têm maior risco de desenvolver fascite plantar. É por isso que os pés doloridos ao acordar também podem ser causados ​​pela artrite reumatóide. De acordo com o editor médico do SehatQ, dr. Anandika Pawitri, a artrite reumatóide pode causar complicações ainda mais sérias, ainda mais do que pés doloridos ao acordar. “A artrite reumatóide (AR) não é apenas uma dor comum nas articulações, porque essa inflamação não ocorre apenas localmente nas articulações, mas também em todo o corpo. Portanto, deve ser levado a sério ", disse ele. Complicações que podem ocorrer nas articulações locais, como inchaço, infecção e até compressão dos nervos, causando inchaço síndrome do túnel carpal.

5. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo faz com que a glândula tireoide em seu corpo perca a função de produzir hormônio tireoidiano suficiente. Por que a sola dos pés dói quando acordar pode ser causado por hipotireoidismo? Isso ocorre porque a falta de hormônio tireoidiano pode causar inflamação e inchaço das pernas. Além disso, o hipotireoidismo também pode causar síndrome do túnel do tarso, de modo que os nervos nas pernas são comprimidos e sentem dor.

Os pés doloridos ao acordar podem ser superados desta forma

Pés doloridos ao acordar Quando seus pés doem ao acordar, é recomendável consultar um médico imediatamente. No entanto, existem alguns primeiros socorros antes de você visitar o médico.
  • Comprimir com cubos de gelo

Despeje a água em uma garrafa e guarde na geladeira (freezer) durante a noite até congelar. De manhã, cubra a garrafa d'água com um pano limpo e comprima na sola dolorida do pé.
  • Massageando os pés

Massagear as solas dos pés, dos dedos dos pés aos calcanhares, com uma bola de tênis ou com as mãos, pode aliviar a tensão nervosa que pode estar fazendo com que seus pés doam ao acordar.
  • Absorver

Mergulhar os pés em água morna também pode ser usado para tratar os pés doloridos ao acordar. Algumas pessoas experimentam um "milagre" mergulhando os pés em uma banheira de água morna. Experimente também despejar sal de sulfato de magnésio, que acredita-se que aumenta os efeitos benéficos da água morna para os pés doloridos. Não faça estes primeiros socorros como tratamento principal. Consulte imediatamente um médico, que pode diagnosticar com precisão a causa dos pés doloridos ao acordar.

Como prevenir pés doloridos ao acordar

Melhor prevenir do que remediar. Esses aforismos costumam ser subestimados, mas sentimentos de arrependimento surgirão quando a doença aparecer. Existem várias maneiras de prevenir pés doloridos ao acordar ou em geral, incluindo:
  • Evite a obesidade, pois manter um peso corporal ideal pode prevenir a pressão excessiva nos pés
  • Viva um estilo de vida saudável
  • Não use salto alto
  • Trocar tênis de corrida a cada 643-804 quilômetros
  • sempre faça alongamento ou alongamento, antes ou depois de praticar esportes
[[artigos relacionados]] Se os pés doloridos ao acordar não desaparecerem após algumas semanas, não há razão para atrasar uma consulta ao médico. Principalmente se essa condição interferir em suas atividades. Além disso, se as solas dos pés doerem ao acordar, acompanhadas de sintomas como inchaço dos pés e atrapalhar sua capacidade de andar, procure atendimento médico imediatamente.