O metilparabeno é um derivado químico do conteúdo de parabeno que é frequentemente encontrado em cosméticos (
Maquiagem ) Esses produtos químicos também são frequentemente usados como uma das composições em produtos para a pele, como
loção corporal . Então, qual é a função do metilparabeno nos cosméticos? Por que o metilparabeno em cosméticos deve ser evitado?
O que é metilparabeno?
O metilparabeno impede o crescimento de bactérias e fungos O metilparabeno é um conservante frequentemente adicionado a vários produtos cosméticos. O Food and Drug Administration (FDA) declara que o metilparabeno é um conservante útil para prevenir o crescimento de bactérias e fungos prejudiciais. Esses produtos químicos também são freqüentemente encontrados em medicamentos e alimentos para proteger produtores e consumidores. Normalmente, os fabricantes não usam metilparabeno apenas em cosméticos para preservar produtos. O metilparabeno (ou outros nomes são etilparabeno, propilparabeno e butilparabeno) também visa proteger os produtos cosméticos da contaminação por microrganismos no ambiente externo.
O metilparabeno é seguro?
Metilparabeno encontrado na urina Até agora, o metilparabeno classificado como seguro. No entanto, acredita-se que o metilparabeno em cosméticos ainda tenha efeitos colaterais na saúde se usado excessivamente a longo prazo. Até agora, o FDA ainda está pesquisando a segurança do metilparabeno. O FDA afirma que ainda não tem evidências completas sobre os efeitos do metilparabeno na saúde. Uma pesquisa conduzida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) explicou que o metilparabeno e o propilparabeno podem ser encontrados naturalmente na urina humana. No entanto, o CDC vê isso como não tendo uma relação direta com os efeitos adversos à saúde.
Qual é o perigo do metilparabeno para a saúde?
O metilparabeno é um conservante que pode proteger os usuários de produtos cosméticos de infecções bacterianas e fúngicas. No entanto, acredita-se que o conteúdo de metilparabeno em cosméticos ainda pode causar danos à pele. Quanto a alguns dos riscos de danos ao metilparabeno em cosméticos para a saúde encontrados até agora:
1. Desencadeia dermatite de contato
O metilparabeno corre o risco de causar eczema. Um dos perigos do metilparabeno nos cosméticos é que ele desencadeia dermatite de contato. Uma pesquisa apresentada na revista National Center of Biotechnology Information descobriu que o metilparabeno é um ingrediente que pode desencadear a inflamação da pele, como dermatite de contato ou eczema. A inflamação ocorre quando o metilparabeno presente nos produtos cosméticos é aplicado na pele lesada. Embora nenhuma relação tenha sido encontrada entre o efeito do metilparabeno na pele ferida e os sintomas de dermatite de contato, espera-se que você ainda precise usá-lo com cautela. Principalmente se você tiver histórico de alergias.
2. Morte celular na pele
O metilparabeno desencadeia rugas devido ao envelhecimento prematuro. Pesquisa publicada na revista Toxicology mostra que a pele que usa cosméticos contendo metilparabeno terá os efeitos dos radicais livres (estresse oxidativo) e aumentará a produção.
óxido nítrico quando exposto à luz ultravioleta (UV) B. Neste caso, em condições anormais da pele,
óxido nítrico é uma substância que realmente provoca inflamação. Além disso, quando o metilparabeno presente na pele é exposto aos raios UVB, a camada protetora da pele, que é composta por uma camada de gordura, é danificada. No entanto, o efeito não é apenas isso. O metilparabeno é suspeito de ser capaz de desencadear a morte das células da pele. Isso ocorre porque os efeitos dos radicais livres, a produção de óxido nítrico e os danos à camada protetora da pele podem desencadear o envelhecimento prematuro da pele, fazendo com que as células morram.
Leia também: Por trás da controvérsia dos perigos dos parabenos para a saúdeRegulação dos níveis de metilparabeno em produtos de beleza
O limite máximo para o metilparabeno é de 0,4 a 0,8 por cento. O metilparabeno é um conservante que deve ser listado no rótulo de descrição da composição cosmética. Não raro, também encontramos outros nomes para o conteúdo de metilparabeno, como 4
-hidroxi éster metílico
ácido benzóico e metil 4
-hidroxibenzoato . Não apenas o metilparabeno, todos os produtos químicos derivados do parabeno, incluindo o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno, também devem ser listados na composição impressa nas embalagens dos produtos de beleza. A Food and Drug Supervisory Agency (BPOM) também regulamenta o metilparabeno em produtos cosméticos. Neste caso, com base na decisão do chefe do BPOM nº HK.00.05.1745 citada do Journal of Pharmacy, o metilparabeno é o único conservante que deve ser usado no máximo 0,4%. Não apenas o metilparabeno, o limite para o propilparabeno como um único conservante também é o mesmo. Como conservante misto, um máximo de 0,8% de metilparabeno e propilparabeno são usados. Infelizmente, ainda existem muitos produtos cosméticos encontrados que não incluem os níveis de metilparabeno, propilparabeno ou outros parabenos nas embalagens de produtos de beleza.
Notas de SehatQ
O metilparabeno é uma substância química que funciona como conservante em produtos cosméticos e
cuidados com a pele . Com esses ingredientes, os produtos que você usa podem permanecer estéreis e evitar a contaminação bacteriana e fúngica prejudicial. Até o momento, não houve nenhuma descoberta formalizada pelas autoridades sobre os perigos do metilparabeno em cosméticos para a saúde. No entanto, existem alguns resultados de pesquisas que mostram que o metilparabeno pode ser ruim para a pele. Portanto, para garantir a segurança, a maioria dos rótulos de produtos cosméticos traz um aviso para não aplicar o produto quando a pele estiver ferida. [[artigos relacionados]] Se você quiser saber mais sobre o que é metilparabeno, ou experimentar certos sintomas após aplicar cosméticos de metilparabeno na pele, entre em contato com seu médico imediatamente por meio de
bate-papo no aplicativo de saúde da família SehatQ .
Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.