Teratomas são tumores benignos que contêm dente e osso. Por que eles aparecem?

Teratoma é um tipo raro de tumor que contém tecidos e órgãos como cabelo, dentes, ossos e músculos. Normalmente, os teratomas aparecem no cóccix, ovários e testículos. No entanto, é possível que os teratomas apareçam em outras partes do corpo. Embora seja comum em mulheres com mais de 45 anos, o teratoma também pode ser experimentado por recém-nascidos, crianças e adultos. As mulheres são mais propensas a teratoma. [[Artigo relacionado]]

Tipos de teratoma

Em geral, o teratoma é dividido em dois, ou seja, o teratoma maduro e o teratoma imaturo. O diferente é:
  • Os teratomas maduros são geralmente benignos e não cancerosos. No entanto, existe a possibilidade de que o teratoma volte a crescer, mesmo que tenha sido removido por meio de um procedimento cirúrgico.
  • Teratoma imaturo que pode se transformar em câncer
Além disso, os teratomas maduros são classificados em:
  • Cística : na forma de um saco e cheio de líquido
  • Sólido : composto de tecido denso, mas não fechado
  • Misturado : uma combinação de cístico e sólido
No caso do teratoma benigno, porém, ainda é necessário um procedimento cirúrgico para removê-lo. A possibilidade de reaparecimento do teratoma varia de acordo com a condição de cada pessoa.

Sintomas de teratoma

A princípio, o teratoma é uma doença que não causa sintomas. Quando ocorrem, os sintomas podem ser de diferentes tipos, dependendo de onde o teratoma aparece. Os sintomas mais comuns experimentados por pacientes com teratoma são:
  • Dor
  • Inchaço
  • Sangrando
  • Níveis aumentados de alfa-fetoproteína (AFP)
  • Os níveis de hCG aumentam
Além dos sintomas gerais acima, também existem sintomas mais específicos em pacientes com teratoma, dependendo da localização do seu aparecimento. Alguns deles são:

1. Teratoma do cóccix (sacrococcígeo)

O teratoma tailbone (SCT) é o tipo mais comum de teratoma encontrado em recém-nascidos e crianças. No entanto, o teratoma ainda é uma doença relativamente rara. A proporção pode ser de 1 em cada 40.000 crianças. Este tipo de teratoma pode crescer dentro ou fora do corpo ao redor do cóccix. Os sintomas são:
  • Prisão de ventre
  • Dor de estômago
  • Dor ao urinar
  • Inchaço na área genital
  • Pernas fracas

2. Teratoma ovariano

Teratoma ovariano ou o teratoma ovariano causará dor na área abdominal esquerda ou direita porque há um tumor em crescimento. Além disso, o paciente também sentirá dores na pelve e no abdômen. Em alguns casos, quem sofre de teratoma ovariano também pode sentir fortes dores de cabeça que podem levar à perda de orientação.

3. Teratoma testicular

O principal sintoma do teratoma testicular é o inchaço do testículo. No entanto, o paciente pode não sentir nenhum sintoma. Este tipo de teratoma ocorre mais freqüentemente em indivíduos com idade entre 20-30 anos.

Causas de teratoma

O teratoma é uma doença que ocorre devido a anormalidades no processo de crescimento do corpo, fazendo com que as células se desenvolvam de forma anormal. O teratoma também pode começar a partir das células germinativas do corpo que se desenvolvem no útero. É por isso que às vezes os teratomas contêm cabelo, dentes, ossos ou mesmo se parecem com um feto quase intacto. Em casos mais raros, existe uma teoria chamada “teoria dos gêmeos”. De acordo com essa teoria, o teratoma pode ter a forma de um feto que não está totalmente desenvolvido. Nessa teoria, conclui-se que esse tipo de teratoma é um feto gêmeo, um dos quais não se desenvolve. Casos como esse ocorrem muito raramente, com uma proporção de 1 em cada 500.000 pessoas.

Os teratomas podem ser curados?

Com base na localização do aparecimento do teratoma, o médico fará o diagnóstico de diferentes maneiras. Dependendo da localização, algumas das opções para o tratamento de um teratoma são:
  • Teratoma Tailbone

Se um teratoma for detectado durante o útero, o médico irá monitorar de perto o progresso da gravidez. Se o teratoma não aumentar, um parto normal pode ser realizado. No entanto, se o teratoma continuar a crescer e houver excesso de líquido amniótico, a alternativa é o parto cesáreo. O cóccix teratoma será removido por meio de procedimento cirúrgico. Depois disso, a condição deve continuar a ser monitorada, pois existe a possibilidade de voltar a crescer em um período de 3 anos.
  • Teratoma ovariano

Geralmente, o teratoma ovariano será removido por meio de um procedimento cirúrgico laparoscópico se o tumor for pequeno. O risco é que o tumor se rompa e expulse material, causando inflamação do fino revestimento da parede abdominal. Em 25% dos casos de teratoma, existe a possibilidade de o teratoma aparecer em ambos os ovários. Isso pode aumentar o risco de infertilidade.
  • Teratoma testicular

O tratamento para um teratoma testicular, se for canceroso, é removê-lo por meio de um procedimento cirúrgico. Outras opções, como a quimioterapia, não são muito eficazes. Existem várias opções para o tratamento do teratoma testicular, geralmente o médico irá discutir as opções disponíveis. Os teratomas são raros e geralmente de natureza benigna. Além disso, o tratamento para o teratoma continua a se desenvolver, de modo que as chances de recuperação são ainda maiores.