Função óssea da panturrilha e anatomia completa

A existência do osso da panturrilha muitas vezes não é percebida, pois é recoberto por uma camada de músculo e gordura que não é pequena na anatomia do osso. Seu tamanho não é tão grande quanto a canela ou a tíbia, mas a função do osso da panturrilha para manter o equilíbrio corporal não é menos importante. Na verdade, esse osso também pode ser uma fonte de tecido para quem precisa de enxertos ósseos em outras partes do corpo. Isso ocorre porque o osso da panturrilha geralmente tem a densidade certa, o que o torna adequado como uma "semente" para fazer crescer osso em qualquer parte do corpo, caso esteja ferido ou danificado.

Localização e função do osso da panturrilha

O osso da panturrilha (fíbula) está localizado na lateral ou lateral da tíbia (tíbula). A fíbula tem quase o mesmo comprimento da tíbia, mas é muito mais fina em espessura. É essa diferença de espessura que faz com que a tíbia atue como o osso principal da perna que sustenta o peso. Enquanto a função do osso da panturrilha é apoiar a tíbia. Além de apoiar a canela, a principal função da panturrilha é manter o equilíbrio da perna. Além disso, esse osso também funciona como um aglutinante para sustentar o peso do corpo e fornecer força aos músculos durante o movimento. Isso pode expandir a amplitude de movimento do tornozelo. Principalmente o movimento para o lado ou lateral e medial. [[Artigo relacionado]]

Anatomia do osso da panturrilha no corpo humano

Imagens anatômicas do osso da panturrilha ou fíbula Na anatomia do corpo, os ossos humanos podem ser agrupados em vários tipos, a saber, ossos longos, ossos curtos, ossos chatos e ossos irregulares. O osso da panturrilha, ou fíbula, pertence ao grupo dos ossos longos. Citando a Verywell Health, existem três tipos de formato ósseo da fíbula, como triangular, retangular e irregular. O tamanho do osso da panturrilha de cada pessoa pode ser diferente. No entanto, o comprimento médio do osso da panturrilha nos homens é de 390 mm e 360 ​​mm nas mulheres. A seguir estão as características da anatomia do osso da panturrilha que funcionam para manter o equilíbrio corporal, a saber:

1. Densidade do osso da panturrilha

Geralmente, os ossos pertencentes ao grupo dos ossos longos têm consistência de densidade diferente nas duas partes. Ou seja, é denso no meio e possui textura esponjosa nas bordas. Esta também é uma característica do osso da panturrilha. Além disso, no meio da panturrilha também existe um canal que contém a medula óssea.

2. As partes do osso da panturrilha

Em termos gerais, o osso da panturrilha como sistema de movimento pode ser dividido em três partes, a saber:

Cabeça ou extremidade proximal

No topo do osso da panturrilha, há uma saliência óssea que se fundirá com o osso da tíbia. A tíbia é mais profunda que a fíbula. É por isso que a extremidade da cabeça do osso da panturrilha é chamada de extremidade proximal. Proximal é um termo anatômico para um órgão localizado próximo à linha média do corpo.

Parte do meio ou haste

A parte média do osso da fíbula também é conhecida como a diáfise do osso. O centro da panturrilha tem três superfícies, a saber: frontal (anterior), lateral (lateral) e inferior (posterior).

Extremidade inferior ou distal

Assim como na extremidade superior, o osso da panturrilha inferior também tem uma parte saliente. No entanto, desta vez, a protuberância é direcionada distalmente ou para longe da linha média do corpo. Se você sentir o tornozelo, do lado de fora você sentirá a parte saliente, que é a extremidade distal da fíbula. Você também precisa saber que a função do osso da panturrilha ou fíbia está conectada à tíbia por meio do tecido conjuntivo que se estende quase ao longo do comprimento da fíbula. [[Artigo relacionado]]

Distúrbios que podem ocorrer no osso da panturrilha

Depois de conhecer a função do osso da panturrilha ou fíbula, também existem vários distúrbios que podem ocorrer no osso da panturrilha, tais como:

1. Lesão

Os distúrbios mais comuns da fíbula são fraturas (rachaduras) e fraturas. Essa lesão pode ocorrer como resultado de um impacto forte, como um acidente ou pressão prolongada, como é comum em corredores. Então, a extremidade distal do osso da panturrilha protuberante na parte externa do pé também é suscetível a lesões. Geralmente, essa lesão ocorre quando o tornozelo torce e fratura a parte inferior da panturrilha.

2. Tumor

Distúrbios ou doenças do osso da panturrilha também podem resultar de problemas em nível celular ou de tecido, como tumores. Geralmente, os tumores do osso da fíbula aparecem na extremidade proximal. Em estágios graves, ele causa uma dor intensa que se irradia para a área ao redor da rótula.

3. Mau funcionamento

Quando o osso da panturrilha e a tíbia são quebrados, pode haver uma troca de funções entre os dois. Isso ocorre porque o osso da panturrilha cresce mais rápido do que a tíbia. Como resultado, o osso da panturrilha fará ajustes para substituir o papel da canela. Também pode torná-lo maior e mais espesso do que deveria. Em alguns casos, essa condição também inibe o crescimento da tíbia como antes. Possivelmente, pode fazer com que a perna tenha apenas um osso longo, ou seja, o osso da panturrilha. [[Artigo relacionado]]

Como manter ossos da panturrilha saudáveis

Vendo a importância da função do osso da panturrilha para o corpo, deve-se começar a manter a saúde óssea. Assim como qualquer outro osso, você pode mantê-lo saudável:
  • Atenda às necessidades diárias de cálcio.
  • Obtenha a ingestão de vitamina D.
  • Exercícios regulares, como correr, correr ou subir e descer escadas.
  • Reduza o consumo de álcool e pare de fumar.
Se você começar a sentir algum distúrbio no osso da panturrilha ou em outros ossos do corpo, não hesite em consultar um médico imediatamente. Para um exame ou tratamento mais detalhado, você também pode visitar um especialista ortopédico ou ortopédico. Quer saber mais sobre a função do osso da panturrilha ou fíbula? Pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App store e no Google Play.